Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha


 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarCivilização Fenícia Escola13

 

 Civilização Fenícia

Ir para baixo 
AutorMensagem
Gleice

Gleice


Número de Mensagens : 30
Idade : 34
Perfil do Usuário : Aluno de Curso Técnico da Escola Maria Rocha
Data de inscrição : 15/08/2008

Civilização Fenícia Empty
MensagemAssunto: Civilização Fenícia   Civilização Fenícia EmptySáb Nov 01, 2008 10:41 pm

1600 AC

Os fenícios são um povo de origem semita da costa setentrional do mar Vermelho (atual Líbano). Por volta do ano 1000 a.C., cidades-estados instauram a Fenícia como federação, sob a hegemonia de Tiro. Colonizam o sul da península Itálica, parte da Sicília, litoral sul da península Ibérica e norte da África, onde fundam Cartago em 814 a.C. A partir de 800 a.C., a Fenícia faz parte, sucessivamente, do Império Babilônico, do Persa e do Macedônico. Com a queda de Tiro, em 332 a.C., a hegemonia passa para Cartago, que enfrenta os romanos nas Guerras Púnicas. Cartago é derrotada em 146 a.C.
A principal atividade econômica dos fenícios é o comércio marítimo. Realizam grande intercâmbio com as cidades gregas e egípcias e as tribos litorâneas da África e da península Ibérica, no Mediterrâneo. Possuem uma poderosa classe de comerciantes ricos e utilizam o trabalho escravo. A base da organização política são os clãs familiares, detentores da riqueza e do poder militar. Cada cidade-estado é governada por um rei, indicado pelas famílias mais poderosas. Desenvolvem técnicas de navegação e de fabricação de barco, vidro, tecido e artesanato metalúrgico. Criam também um alfabeto, posteriormente adotado com modificações pelos gregos e a partir do qual é instituído o alfabeto latino. Sua religião é politeísta, com cultos e sacrifícios humanos.

Alfabeto Fenício

Possivelmente tendo sido o predecessor de outros sistemas alfabéticos surgidos em várias localidades dos continentes europeu, africano e asiático, um dos primeiros sistemas de alfabeto fonético foi aquele desenvolvido pelos fenícios. Com o desenvolvimento das atividades comerciais por este povo, tornou-se mais e mais necessário o desenvolvimento de um sistema que possibilitasse a comunicação em linguagem escrita, e tal desenvolvimento deve ter tido origem por volta de 1700 a.C.
Fonte: Algo Sobre
Ir para o topo Ir para baixo
 
Civilização Fenícia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha :: Disciplinas :: História-
Ir para: