Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha


 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarLuís Vaz de Camões - Os Lusíadas Escola13

 

 Luís Vaz de Camões - Os Lusíadas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin
Admin


Número de Mensagens : 208
Perfil do Usuário : Aluno de Curso Técnico da Escola Maria Rocha
Data de inscrição : 15/08/2008

Luís Vaz de Camões - Os Lusíadas Empty
MensagemAssunto: Luís Vaz de Camões - Os Lusíadas   Luís Vaz de Camões - Os Lusíadas EmptyQui Out 09, 2008 5:05 pm

Sobre o autor

Luís Vaz de Camões nasceu por volta de 1525 em local ainda não confirmado pelos historiadores. Há quem defenda que o poeta nasceu na capital Lisboa e há quem afirme que Camões era de Coimbra, no interior.


É possível que tenha freqüentado a Universidade de Coimbra, embora não haja registros acadêmicos que tragam ess comprovação.


Em Lisboa, Camões conviveu com membros da fidalguia cortesã, e, por volta de 1550, serviu como soldado em Ceuta, no norte de África, onde perdeu um olho em combate. Como soldado, integrou a tripulação das armadas que patrulhavam a zona do Mar Vermelho e do Golfo Pérsico.


Em 1555 esteve nas ilhas Molucas e dois anos depois em Macau, onde foi provedor dos defuntos e ausentes. Em 1560 regressou a Goa, onde esteve preso durante algum tempo, vítima de vagas acusações. Foi ali que escreveu a maior parte e Os Lusíadas. Só em 1569 consegue regressar a Lisboa, tendo publicado sua oba principal em 1572.


Faleceu em Lisboa, a 10 de Junho de 1580.

Sobre a obra

Considerado o mais importante poema da língua portuguesa, "Os Lusíadas" possuem 1.102 estrofes e 816 versos. A obra se destaca pela métrica os versos decassílabos e pela estrutura que remete às epopéias gregas.


Tal qual Ulisses, de Homero, o poema de Camões faz uma exaltação aos heróis de guerra, dessa vez transposta para a realidade das grandes conquistas marítimas portuguesas do século XVI, sobretudo co relação à expedição de Vasco da Gama às Índias, verdadeiro foco da trama.


Ao contrário de Ulisses, porém, "Os Lusíadas" não foram baseados por histórias de tradição oral e foram totalmente concebidos pelo autor.


Outra singularidade da obra é a inclusão de trechos reflexivos e líricos,incluindo histórias de amor, em meio às grandes batalhas protagonizadas por heróicos guerreiros.

Ler obra completa

Livroclip




Fonte: www.livroclip.com.br
Ir para o topo Ir para baixo
https://mariarocha.forumeiros.com
 
Luís Vaz de Camões - Os Lusíadas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha :: Vestibular :: Resumos, Dicas e Obras - Vestibular e PEIES :: Dicas com Livroclips-
Ir para: