Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha


 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarO Alienista - Machado de Assis Escola13

 

 O Alienista - Machado de Assis

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin
Admin


Número de Mensagens : 208
Perfil do Usuário : Aluno de Curso Técnico da Escola Maria Rocha
Data de inscrição : 15/08/2008

O Alienista - Machado de Assis Empty
MensagemAssunto: O Alienista - Machado de Assis   O Alienista - Machado de Assis EmptyQui Out 09, 2008 2:18 am

O alienista é um texto que está entre conto e novela. Há que se ver na obra elementos típicos da produção realista de Machado, principalmente a análise psicológica e a crítica social.
O mergulho machadiano na mente de suas personagens, montando um micro-realismo, torna-o cego para questões sociais. No entanto, o presente conto é prova de que no Machado de Assis, o que ocorre é a soma desses dois campos.
A personalidade é influenciada por forças sociais, por sua vez, a sociedade é influenciada por razões psicológicas. Assim, entendemos a literatura machadiana como expressão de problemas psicossociais.
Existe uma semelhança entre o autor e o protagonista, Simão Bacamarte, pois, como alienista (médico que se especializa em cuidar de problemas ligados à mente, algo como hoje seria o serviço do psiquiatra), está preocupado em analisar o comportamento dos habitantes da cidade em que está instalado e como a conduta influência as relações sociais.
O mais interessante é notar aqui o caráter alegórico, ou seja, representativo que a narrativa assume. O que se passa em Itaguaí, cidade do interior do Rio de Janeiro, é o que ocorre em toda nossa civilização.

"Ao longo da narrativa, Simão Bacamarte persegue incessantemente um objetivo. Qual é este objetivo?"

Conhecer as fronteiras entre a razão e a loucura. Na realidade, ele pretendia buscar a glória, através de um estudo da patologia cerebral.
Obs.: através de Bacamarte, Machado de Assis critica os cientistas da época, que, para ele, não tinham os conhecimentos suficientes e necessários. Esse conhecimento era bazófia (da boca para fora).

"O que significa a expressão "casa de Orates" no texto? A quem deseja servir Simão Bacamarte quando constrói a "Casa Verde" em Itaguaí?"

"Casa de Loucos". E, aparentemente, ele deseja servir à ciência. Porém, por trás dos atos aparentemente bons, surpreende-se a intenção verdadeira de Bacamarte: atingir a glória e ser a pessoa mais importante de Itaguaí. É Machado desmascarando a hipocrisia humana.

"A princípio, a inauguração do sanatório é comemorada pela população. Entretanto, as pessoas logo mudam de conduta e se revoltam contra Simão Bacamarte. Por que?"

A aprovação cessa quando Simão Bacamarte recolhe, na Casa Verde, pessoas em cuja loucura a população não acredita. Para Simão Bacamarte, o homem é considerado um caso que deve ser analisado cientificamente.
Obs.: Machado de Assis critica a postura cientificista que não vê o ser humano na sua integridade corpo X alma.

Quais as principais teorias de Simão Bacamarte sobre a loucura (veja capítulos IV, XI, XII)?

Teoria1: são loucos aqueles que apresentarem um comportamento anormal de acordo com o conhecimento da maioria.
Teoria 2: ampliou o território da loucura: "A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades, fora daí, insânia, insânia e só insânia."
Teoria 3: os loucos agora são os leais, os justos, os honestos e imparciais. Dizia que se devia admitir como normal o desequilíbrio das faculdades e como patológico, o seu equilíbrio.
Teoria 4: o único ser perfeito de Itaguaí era o próprio Simão Bacamarte. Logo, somente ele deveria ir para a Casa Verde.

Comente:

A. O papel da Câmara, em especial dos vereadores Galvão e Freitas.
Facilitar verbas para realização do projeto de Simão Bacamarte. Galvão não concorda com Freitas. Freitas achava que os vereadores não deveriam ser recolhidos às Casa Verde.

B. O papel do barbeiro Porfírio - É correto afirmar dele: "O poder corrompe"?
Porfírio, ao tomar poder em Itaguaí, procura o apoio de Simão Bacamarte, mostrando que, mesmo sendo representante do povo, os políticos fazem conchavos para manterem-se no poder.

A narrativa se desenvolve em 1a. ou 3a. pessoa?

O narrador é de 3a. pessoa, portanto, onisciente.

Como se posiciona o narrador diante dos fatos? É um narrador onisciente? Tem uma intencionalidade crítica?


A intenção do narrador é a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade. A intencionalidade crítica do narrador não se reflete somente ao ser humano de forma geral. Ele critica, também, a postura do cientista e do extremo cientificismo do final do século XIX. Conseqüentemente, o narrador termina por criticar a Escola Naturalista.

O desenvolvimento dos fatos (decurso temporal) tem uma seqüência cronológica ou o narrador apela para o flash back?

Percebe-se que toda a história se passa no passado, havendo o uso do flash back: "As crônicas da Vila de Itaguaí dizem que, em tempos remotos, vivera ali um certo médico: o Dr. Sr. Bacamarte.

Comprove com o conto:


A. Aspectos de crítica sócio-política:
Na figura do Porfírio, analisa-se o político sempre buscando vantagens pessoais. No povo da cidade de Itaguaí, percebe-se a submissão, a fácil manipulação, bastando, para isso, conhecimento ou liderança.

B. Humor amargo de Machado de Assis - visão irônica e amarga que enfatiza aspectos negativos denunciadores da frustração humana:
O autor utiliza o humor para criticar a hipocrisia humana, provocada por um sistema social regido pela falta de valores. O homem, para Machado, é acima de tudo, ganancioso e movido pela intenção de poder.

Machado de Assis chama a atenção para a relatividade da ciência. Observe-se que, a cada teoria que ele cria, ele pensa estar diante de uma verdade absoluta para, em seguida, perceber que isso não é verdade.


Fonte: www.detetivez.hpg.ig.com.br
Ir para o topo Ir para baixo
https://mariarocha.forumeiros.com
 
O Alienista - Machado de Assis
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A cartomante - Machado de Assis
» O Espelho - Machado de Assis
» Noite de Almirante - Machado de Assis
» Missa do Galo - Machado de Assis

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum da Escola E. E. M. Profª. Maria Rocha :: Vestibular :: Resumos, Dicas e Obras - Vestibular e PEIES :: Resumo de obras-
Ir para: